O Google Classroom está na lista das ferramentas mais procuradas em 2020. 

A popularização desta potente ferramenta está atrelada à pandemia, e a necessidade do distanciamento social. 

Contudo, a praticidade e eficácia no uso, conquistou o coração dos alunos e professores, tornando-se uma das ferramentas mais populares e mais acessadas no ensino. 

Nesse sentido, a suspensão de aulas presenciais obrigou que professores, escolas, alunos e universidades buscassem sistemas que lhes permitissem se aventurar no ambiente online para a promoção de aulas virtuais.

Google Classroom

Portanto, essa ferramenta do Google foi uma das que permitiu esse contato e manutenção de aulas nesse momento delicado.

Para entender como ela funciona e como usá-la continue lendo e confira tudo sobre o assunto.

DICA: Conheça o Maistim.com.br e contrate o melhor plano de celular agora mesmo!

O que é Google Classroom?

A ferramenta realiza a simulação de uma sala de aula, mas totalmente virtual. O acesso é realizado através do celular, tablet ou do computador. 

Disponível em multiplataformas e multi sistemas (Android e iOS). 

Sua concessão é feita de maneira gratuita para professores, alunos e escolas, principalmente no atual momento enfrentado no Brasil e no mundo.

Dentre as suas funções está, é claro, a possibilidade de manter aulas à distância, bastando que os alunos e professores estejam conectados na mesma sala virtual.

Contudo, as funções do aplicativo vão além.

Por exemplo, pelo Google Classroom se permite que os alunos mantenham contato entre si de maneira independente dentro do aplicativo.

Ao mesmo tempo, os professores possuem um espaço para a publicação de atividades e até mesmo provas.

Google Classroom

Os alunos serão notificados sobre a publicação de novos materiais de estudo, tarefas auxiliares, entre outros. 

Como usar o Google Classroom?

Primeiramente, para que o acesso seja possível, é necessário um e-mail cadastrado no Gmail (grupo Google). 

Então, feito isso, basta seguir os passos abaixo. A delimitação é realizada de acordo com os objetivos traçados no aplicativo, levando em consideração se o usuário é aluno ou um professor.  

Google Classroom para professores

Primeiramente iremos demonstrar o passo a passo de ações que geralmente são feitas pelos professores na plataforma de aulas online.

Criar uma turma no Google Classroom

  1. No aplicativo ou site é preciso clicar em “Primeiros Passos” e, então, escolher a conta vinculada ao Gmail para login;
  2. Logo em seguida, deve-se selecionar “Sou professor” e clicar no ícone de soma que está presente no canto superior esquerdo da tela. Assim, é preciso clicar em “Criar turma”;
  3. Por último é necessário preencher o nome da turma, bem como o assunto, a seção e confirmar a criação no Google Classroom.

As atividades realizadas pela turma são publicadas e estão disponíveis em uma seção intitulada de “Mural”. 

Outro ponto importante é que esse é o passo a passo para criação de turmas de reforço ou particulares. Caso as aulas sejam relacionadas a uma escola, aí então será preciso que a instituição realize um cadastro no G Suite for Education.

Adicione alunos, crie atividades e adicione materiais

  1. Para adicionar alunos no Google Classroom deve-se clicar em “Pessoas” e, depois, convidá-las por e-mail, adicionando destinatário e clicando em enviar;
  2. Outra possibilidade é compartilhar o código da sala, que está presente abaixo do nome dela;
  3. No menu “Atividades”, que está localizado na barra inferior, é possível inserir atividades, segmentando por tipo de tarefa para os alunos;
  4. Por fim, para criar questões não é necessário clicar em “Pergunta” e, logo em seguida, descrever o questionamento, selecionando da mesma maneira se as respostas serão por múltipla escolha ou discursivas.

Google Classroom para alunos

Além disso, os alunos seguem alguns passos para ter acesso às aulas, e todo conteúdo necessário para o aprendizado na rotina de estudos de uma sala de aula. 

Então, para participar da turma deve-se, assim como nos casos anteriores, ter login no Gmail, bem como estar com o aplicativo de celular aberto ou o site para computador.

Acessar uma turma no Google Classroom

  1. Para o acesso à turma desejada é preciso clicar em “Primeiros passos”, escolher a conta Google e acessá-la;
  2. Após, busque o sinal de soma no canto superior esquerdo da tela e selecione a opção “Participar da turma”.
  3. Por fim, basta inserir o código que o professor tenha compartilhado e confirmar a participação.

No entanto, se o professor compartilhar o link de acesso através do código, é necessário apenas o click para ser redirecionado para o ambiente online de estudos. 

Já o acesso aos materiais deve ser feito no mural da turma, acessando “Novo material”. 

Finalmente, para a entrega de tarefas no Google Classroom basta clicar em “Nova atividade” e, em seguida, em “Seu trabalho”. 

Conclusão

O Google Classroom se tornou uma das ferramentas mais relevantes para o ambiente de aprendizado promovido pelas escolas e cursos. 

Já que permitiu que os alunos mantivessem os estudos, mesmo em uma situação onde a presença física não era permitida. 

Aumentando ainda mais a relevância e a importância do seu uso no ambiente de ensino, tanto para os alunos quanto para os professores. 

Google Classroom: para que serve? Como usar? Veja aqui!